- Back to Home »
- benefícios , cigarro , curiosidade , dicas , saúde »
- Quando o cigarro acaba, como seu corpo reage ?
Posted by : Unknown
quinta-feira, 8 de maio de 2014
O que acontece no corpo após o ato de fumar?
Existe varias razões para parar de fumar. Você já sabe que fumar causa prejuízo a saúde.
As substâncias do cigarro, após serem inaladas, aumentam o número de radicais livres, o que é denominado de estresse oxidativo. Os radicais livres são moléculas reativas e instáveis que podem gerar danos celulares quando em maior número no organismo. Portanto, você deve parar de fumar, a fim de viver uma vida melhor e mais saudável. No entanto, há uma abundância de benefícios na saúde quando você para de fumar, efeitos que começam a aparecer quase que imediatamente. Mostraremos a seguir o que ira acontecer quando você parar de fumar.
1. Em cerca de 20 minutos, sua pulsação irá diminuir. A diminuição da freqüência cardíaca será seguido por uma queda na sua pressão arterial também, voltando ao normal. Suas mãos e pés também vai aquecer como a sua temperatura vai aumentar ligeiramente.
2. Dentro de 12 horas, o teor de monóxido de carbono tóxico em seu fluxo de sangue vai cair e voltar ao normal. O nível de oxigênio no sangue voltará automaticamente para o nível padrão.
3. Em 24 horas o tempo, os riscos de ter um ataque cardíaco vai cair abaixo da linha de perigo.
4. Em 2 dias, você será capaz de sentir o cheiro e gosto melhor como os seus sentidos começam a funcionar melhor e recuperar a normalidade. Você será capaz de experimentar uma vida renovada.
5. Entre 2 semanas, seus reflexos fisiológicos vão melhorar, a sua circulação sanguínea vai melhorar e você vai ser capaz de praticar atividades físicas de baixa intensidade, na qual se tornam mais fáceis e prazerosas. Seus pulmões também irão começar a funcionar muito melhor, pois estão em pleno processo de desintoxicação e revitalização. Você deixará de ter problemas respiratórios e vai parar a tosse e chiado no peito começara a notar que está dormindo melhor e, consequentemente, tendo mais disposição no dia a dia.
6. Após um mês, O cansaço e a falta de ar vão embora e, com o pulmão limpo, o risco de infecções respiratórias é sensivelmente reduzido. O perigo nesta fase é achar que já superou o vício e que consegue se controlar para fumar apenas um cigarro em um momento especial. Lembre-se de que esse período é especialmente importante para provar sua força de vontade – a maioria das recaídas ocorre nos três primeiros meses após parar de fumar.
7. Após um ano, os riscos de morte por doenças cardíacas são diminuídos pela metade. O abstêmio pode, enfim, ser considerado um ex-fumante. Mas a chance de uma recaída ainda é alta: mais de 50%. Esse número só despenca quando se consegue atingir a marca de dois anos longe do vício. Após esse período, o número de ex-fumantes que se rendem ao antigo hábito cai para 2% a 6%.