- Back to Home »
- alimentação , benefícios , dicas , nutrição , saúde »
- Acabando com o mau hálito
Posted by : Unknown
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Botando um fim no mau hálito.
Saiba o por que e o que fazer se estiver com mau hálito.
O mal halito é algo bem desagradável e para piorar, geralmente, é percebido primeiramente por outras pessoas e não por quem possui o sintoma. O mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado. Pois, as substâncias químicas que causam o cheiro desagradável, ao se combinarem, produzem uma grande quantidade de bactérias.
As causa conhecidas são mais de 60 e as causas bucais correspondem 90% a 95% , principalmente na língua, e cerca de 5% a 10% têm causas sistêmicas. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células epiteliais descamadas e placas bacterianas que começam a fermentar e a liberar odor de enxofre, que provocam o mau hálito.
A crença de o estômago provocar o mau hálito talvez seja o maior mito na área de saúde da atualidade, que graças a estudos, vem sendo desmistificada. Normalmente, o mau hálito pode ser atribuído ao estômago apenas em duas situações básicas: eructação gástrica (arroto), e refluxo gastroesofágico, quando há uma deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago.
Para o tratamento, o mais importante é levantar o diagnóstico correto, procurar descobrir se a halitose é sistêmica ou local (na boca) antes de estabelecer qualquer plano de tratamento. Sendo sistêmica, encaminha-se o paciente para um profissional especialista na área.
Nos demais casos, há solução, confira a seguir dicas simples para combater o mau hálito:
1. Beba água. A água ajuda a evitar o mau hálito já que, em muitos casos, este é causado pela boca estar seca ou com pouca saliva. É por isso, inclusive, que o hálito não costuma estar assim tão "fresco" quando acordamos.
2. Escove os dentes. Não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir (já que é no período da noite que as bactérias têm mais tempo para agir).
3. Não pule o fio dental. O gosto ruim na boca pode vir, muitas vezes, da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro. Passe fio dental ao menos uma vez ao dia.
4. Escove a língua. Escovou os dentes e passou fio dental? A higiene bucal não está completa ainda. Para fechar bem, você deve também gentilmente escovar a língua, para retirar acúmulos de comida que ficam na superfície dela e retirar uma camada de bactérias que pode se concentrar nela.
5. Evite café. O café pode criar uma espécie de "cobertura" na sua língua, o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias.
6. Masque chiclete (sem açúcar). A ajuda não vem (só) do sabor artificial do chiclete, mas sim do aumento de produção de saliva. Como a boca seca é uma das principais causas do mau hálito, mantê-la úmida ajuda a reduzi-lo na maioria dos casos.