Posted by : Unknown quarta-feira, 13 de novembro de 2013


Você costuma sentir dores musculares depois do treinamento? 

Sentir dor após o treinamento é normal. Entenda o por que!




Durante o treinamento, especialmente em um estado destreinado, são comuns as pequenas lesões da estrutura muscular e as inflamações que resultam em dor muscular. A dor pode ser causada por um dano nas fibras musculares, dano da membrana, ou processos inflamatórios. O nível sérico ou plasmático de creatina cinase esta elevado, sendo considerado um indicador de dano muscular, pois a enzima é encontrada quase exclusivamente no tecido muscular. A dor retardada, relacionada claramente a atividade excêntrica (ou seja, sustentação do peso durante o movimento de retorno a posição inicial), costuma alcançar sua intensidade máxima cerca de 2 dias após o esforço. Mas quando essas dores podem ser boas ou ruins?

Antigamente, dores depois de um treino era indicativo de concentração de ácido lático (co-produto do seu metabolismo) no músculo. Porém novos estudo comprovam que essas dores são por causa de micro fissuras criadas nas fibras musculares. A função muscular se deteriora, e a força muscular pode ficar reduzida por uma semana ou mais após um exercício intenso. Entretanto, um processo de adaptação reduz a dor após sessões repetidas de treinamento. Durante dias o músculo começa a se regenerar, criando fibras maiores e mais fortes.



A "dor boa" mesmo durante o período com dor, por mais forte que seja, é possível e aconselhável uma atividade moderada, pois a restauração da adaptação ocorre antes da recuperação plena e da restauração da função muscular. Pode ser chamada de DMIR (Dor Muscular de Inicio Retardado)

A "dor ruim" é sugestiva de lesão muscular ou articular. 

Os praticantes devem ser alertados de que o treinamento excêntrico pode resultar em dor muscular 24 a 48 horas após o exercício, mas que a o exercício moderado deve continuar no período de recuperação. Um tipo bastante diferente de dor e de função muscular reduzida pode ocorrer durante os períodos muito longos de um exercício intenso. 

É provável que essa dor esteja relacionada com a carga metabólica total, e não com a tensão muscular desenvolvida. Os fenômenos de trabalho excessivo podem existir até mesmo com esquemas moderados de treinamento por um período prolongado. O supertreinamento pode resultar em distúrbio do humor e reduzir os efeitos do treinamento por meio de uma queda no desempenho. O supertreinamento pode ser a razão da falta de progresso, de um desempenho reduzido ou do surgimento de dor e tumefação articulares. 

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Facebook

Popular Post

- Copyright © Dicas EM Saúde -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -