Posted by : Unknown quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Nunca é tarde de mais para começar, principalmente uma atividade física.

 

A atividade física na terceira idade tem sido um importante componente para um planejamento de vida saudável, devido particularmente com diversos benefícios para a saúde física e mental.

 



A população idosa tem aumentado nos últimos anos, de acordo com o IBGE a expectativa de vida é de 74,8 anos. E ao chegar nessa fase da vida, começa aparecer algumas perdas funcionais como a redução do equilíbrio, da mobilidade, da força e das capacidades fisiológicas (respiratórias e circulatórias). Essas perdas variam de pessoa para pessoa, levando em conta muitos fatores, mas principalmente o estilo de vida de cada um. 

Estudos mostram que pelo menos 70% dos idosos têm um problema de saúde e um dos fatores de maior influencia sobre sua saúde é a falta de atividade física, o que explica as doenças não transmissíveis (doenças no coração, doenças nas articulações, diabetes, obesidade e doenças respiratórias).


Para preparar, prevenir e reabilitar esses indivíduos, a prática de atividade física de forma regular e orientada traz consigo benefícios fisiológicos e psicológicos, que são desencadeados por hormônios do bem-estar, bem como pelo ganho de força e equilíbrio, m elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento..  

Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. Geralmente, numa fase inicial, recomenda-se atividades físicas de baixo impacto, evitando sempre o risco de lesões nos músculos e sobrecarga das articulações. Assim as atividades físicas mais comuns são: hidroginástica, pilates, academia de musculação, dança de salão e caminhada. O tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um, por isso a atividade física escolhida deverá ser a que lhe de mais prazer e satisfação.




As atividades físicas fortalecem os  músculos e ossos, prevenido de doenças degenerativas, previne ou reduz a hipertensão arterial, melhora a diabete, previne o ganho de peso (diminuindo o risco de obesidade), auxilia na prevenção ou redução da osteoporose, da ansiedade, da depressão, transformando um idoso abatido em um idoso ativo e disposto para as atividades do dia a dia. Promove também o contato com outras pessoas, evitando o isolamento, dando mais qualidade de vida aos idosos.  





Deste modo, a prática da atividade física regular e orientada por profissional qualificado tem sido consistentemente associada beneficamente à manutenção da funcionalidade, reduzindo os efeitos deletérios ocasionados pelo envelhecimento.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Facebook

Popular Post

- Copyright © Dicas EM Saúde -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -