- Back to Home »
- academicos , Acadêmicos , álcool , alimentação , curiosidade , dicas , nutrição »
- Efeitos do álcool no cérebro
Posted by : Unknown
quinta-feira, 27 de março de 2014
Um cérebro bêbado
O consumo de álcool por longa duração perturba as funções do cérebro. Fisicamente, em alcoólatras é perceptível uma marcha instável, fala arrastada e visão turva.
Álcool afeta o fígado, mas inicialmente, numa fase posterior, isto conduz a doença cerebral grave que medicamente conhecida como encefalopatia hepática. Encefalopatia leva à alteração de humor, personalidade, padrões de sono e, finalmente, resulta em depressão e ansiedade.
Como o álcool afeta os neurônios do cérebro?
Inicialmente, o álcool não afetam o cérebro. Afeta primeiramente os dendritos (peça ramificada de neurónios que desempenham um papel importante na transmissão de sinais para o cérebro). Álcool vai alargar o canal, levando a alto nível de fornecimento de cálcio para o cérebro. O alto nível de cálcio fluem para os neurônios, lá eles afetam as funções normais do cérebro.Os pesquisadores também são da opinião de que o álcool se mistura com os ácidos graxos do cérebro e faz ésteres etílicos, que aumentam o fluxo de potássio. O nível aumentado de potássio afeta o funcionamento dos neurotransmissores e a comunicação entre as células, levando a mudanças de comportamento.