Posted by : Unknown sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dormir menos de seis horas por dia pode afetar a saúde.


A falta de sono pode causar sérios problemas na saúde a curto, medio e longo prazo. 



Aproximadamente 16 a 40% pessoas sofrem de insonia. Se você dormi menos de 6 horas por dia, saiba que essas horas não são suficientes para restaurar suas energias.  

Para um bom funcionamento e restabelecimento de energia física, psíquica e intelectual, o corpo precisa de 7 a 8 horas de sono por dia.


Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: enquanto dormimos, ocorre vários processos metabólicos que, se modificados, podem afetar o equilibrio de todo o organismo a curto, médio e, longo prazo.


Durante o sono, é registrado um aumento na produção de células e substâncias,como: Mielina e hormônio GH. Também há uma redução das quebras de proteínas, (dado que as proteínas ajudam o crescimento das células e a reparação dos danos causados por estresse e raios ultravioletas). 


O sono existe duas fases registrada: o sono NREM e o sono REM. 

O sono normal inicia-se pelo sono NREM. No primeiro estágio registramos movimentos oculares rotatórios lentos, redução do tônus muscular e uma atividade cerebral de baixa amplitude, sendo uma fase transitória e curta, passando em seguida para o segundo estágio, quando a atividade cerebral é de maior amplitude. O terceiro estágio é caracterizado pela presença de ondas lentas de grande amplitude e é também conhecido como sono profundo.

As frequências cardíaca, respiratória e a pressão arterial permanecem estáveis e a atividade mental também atinge o seu mínimo e não há sonhos nítidos coloridos com as mesmas manifestações dos sonhos registrados no sono REM.
No sono REM as frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguíneo cerebral está diminuído. Cerca de 80% das pessoas  quando despertadas nesta fase de sono, relatam estar sonhando, indicando atividade mental. 



Por isso, diminuir as horas de sono pode causar um prejuízo na sua saúde. 


Estudos comprovam que pessoas que dormem menos do que o necessário tem menor vigor físico, memoria fraca, pouca produtividade e estabilidade emocional, alteração de humor, envelhece mais cedo, dificuldade de aprendizagem e está propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e diabetes. 




Indivíduos que não dormiam há 19 horas participaram de um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA. Nas Tomografias Computadorizadas do cérebro mostraram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora).


Quanto vale um cochilo ?

O cochilo de tarde ser evitado por quem tem dificuldade de dormir a noite, pois o cochilo interfere no ciclo natural do sono. Mas para os que não dormiram o bastante a noite, um cochilo de 30 minutos, perto do almoço, sempre é bem vindo.  


Como melhorar o sono ? Siga as dicas abaixo.

  • Evite cochilos demasiados.
  • Durma em horários certos diariamente. Isso ajuda a induzir o sono e a instabilidade de horário dificulta o ciclo do sono. 
  • Coma alimentos de fácil digestão e não exagerar na quantidade. Evite tabaco, alcool, cafeína e refrigerantes derivados da cola. 
  • Faça exercícios físico, porem evite faze-los antes de 2 a 3 horas de dormir.
  • Procure deixar o quarto bem ventilado, mantenha o quarto escuro, evite focos de luz e barulho.
  • Tome banho quente antes de dormi, a água quente ajuda a relaxar.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Facebook

Popular Post

- Copyright © Dicas EM Saúde -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -